solucao-nasal_-cloreto-de-sodio-e-cloreto-de-benzalconio-2380-3826

Solução nasal: cloreto de sódio e cloreto de benzalcônio

setembro 19th, 2017 Posted by Sem categoria No Comment yet

Qual a função do cloreto de benzalcônio numa especialidade farmacêutica de uso nasal?

O cloreto de sódio 0,9% pode ser administrado para o alívio sintomático de membranas nasais secas e inflamadas, alergias e irritações nasais menores, podendo ser utilizado em monoterapia para as indicações citadas.

Consultando a base de dados da ANVISA, foi identificado que há especialidades farmacêuticas de solução nasal de cloreto de sódio que contém cloreto de benzalcônio na formulação.

Cloreto de benzalcônio é um conservante com função antimicrobiana, surfactante, catiônico e agente solubilizante para o medicamento. Em formulações nasais, é utilizado na concentração 0,002-0,02% m/v. Geralmente não é irritante, não sensibilizante e bem tolerado nas diluições normalmente empregadas na pele e membranas mucosas. Seu uso como conservante em soluções nasais em concentrações entre 0,00045% e 0,1% em tratamentos de até um ano não demonstrou efeitos tóxicos.

Exposições prolongadas da substância podem contribuir para rinite medicamentosa, manifestada como inflamação, inchaço e congestão da mucosa nasal.

Quanto à prescrição de solução nasal de cloreto de sódio 0,9%, é possível que o produto contenha cloreto de benzalcônio como um excipiente necessário à formulação, cuja presença não impede a dispensação do produto.

Sempre que houver dúvidas relacionadas a medicamentos, procure seu farmacêutico de confiança.

Fonte: CIM-RS

https://crfrs.org.br/portal/pagina/noticias-detalhes.php?idn=2380

No comments yet. You should be kind and add one!

Leave a Reply

Your email address will not be published.This is a required field!


You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>