camomilaa

O uso de chás: camomila X anticoagulantes

agosto 22nd, 2017 Posted by Sem categoria No Comment yet

Uso anticoagulante, posso tomar chá de camomila?

A utilização de plantas medicinais é uma prática generalizada na medicina caseira e que envolve questões sócio-culturais seculares. O uso crescente vem sendo estimulado de forma pouco criteriosa, divulgando-se muitas vezes propriedades milagrosas. No entanto, o uso de plantas medicinais pode ter alguns riscos, entre os quais destacamos nesta matéria potenciais interações com medicamentos.

A camomila (Matricariachamomilla L.), por exemplo, pode estar ligada com sinergismo de efeito quando associada a anticoagulantes dependentes da vitamina K, pois pode inibir a CYP3A4, enzima que pertence ao complexo hepático citocromo P450. Entre os anticoagulantes que podem ter interação com a camomila está a varfarina, a qual possui uma janela terapêutica estreita. A interação farmacodinâmica ocorrida pode ser explicada pelo fato do componente cumarina da camomila interagir de forma sinérgica com a varfarina e resultar em anticoagulação supraterapêutica.

Revisão sistemática do ano de 2014 inferiu que a camomila, bem como gingko biloba e alho podem estar associados ao aumento de sangramentos em pacientes que usam anticoagulantes orais. Os autores concluem que é importante que os profissionais de saúde conheçam os produtos à base de plantas e melhorem a comunicação com os pacientes que os utilizam para fornecer cuidados de saúde seguros e abrangentes.

Fonte: CIM – RS

https://cimrs.org.br/site/publicacoes-texto.php?id=45

No comments yet. You should be kind and add one!

Leave a Reply

Your email address will not be published.This is a required field!


You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>