biolo

Medicamentos biológicos e intercambialidade

março 29th, 2018 Posted by Sem categoria No Comment yet

Fonte: CRF/RS

Orientação Técnica Informa: Medicamentos biológicos e intercambialidade

Confira abaixo as orientações da Anvisa sobre a intercambialidade de medicamentos.

Quando se trata de intercambialidade de medicamentos, várias dúvidas são geradas a respeito deste assunto. De acordo com a ANVISA, a intercambialidade é autorizada entre medicamentos de referência e seus respectivos genéricos ou similares equivalentes, e não é autorizada entre medicamento genérico e similar.

Porém, ao se tratar de medicamentos biológicos, a regra da intercambialidade se torna um pouco mais rígida. Os produtos biossimilares são produtos biológicos registrados pela via de desenvolvimento por comparação com um produto biológico comparador. Porém, ao contrário do que ocorre com os medicamentos sintéticos, onde o genérico substitui perfeitamente o medicamento de referência, o biossimilar pode não ser intercambiável com o medicamento no qual foi baseado.

Os medicamentos biológicos estarão ainda mais disponíveis nas farmácias a partir da possibilidade de aplicação de vacinas nesses estabelecimentos, inclusive sob prescrição médica. Vacinas são medicamentos biológicos. A troca de um medicamento biológico com o mesmo princípio ativo necessita ser avaliada de forma particular para cada paciente, atentando a fatores como especificidades, estágios do tratamento, características intrínsecas da resposta imunológica dos pacientes, acesso e uso racional dos medicamentos, dentre outros fatores. Portanto, é necessária extrema cautela ao sugerir intercambialidade entre biossimilares.

Fonte: Anvisa

Fonte: https://www.crfrs.org.br/portal/pagina/noticias-detalhes.php?idn=2588

Fonte imagem: http://www.encontrar.org.br/nossas-esperancas-de-dias-melhores-medicamentos-biologicos-modificadores-de-respostas-biologicos/

No comments yet. You should be kind and add one!

Leave a Reply

Your email address will not be published.This is a required field!


You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>