capsulas-de-guarana-como-estimulante-72-75

CÁPSULAS DE GUARANÁ COMO ESTIMULANTE

fevereiro 26th, 2018 Posted by Sem categoria No Comment yet

Energético natural?

O guaraná – Paullinia cupana Kunth – é rico em estimulantes derivados de xantina (como a teofilina, a cafeína e a teobromina), flavonoides, fósforo, ferro, magnésio, potássio, cálcio, vitamina A e vitamina B1. É amplamente utilizado, mas o seu uso é eficaz?

O guaraná é classificado como estimulante. O seu uso para estimular a cognição é incerto. A administração de 1g por dia (3,6-5,8% de cafeína) não resultou em benefícios. O uso em longo prazo não apresentou melhora na memória; em modelos animais apresenta efeito para o estresse e depressão e pode ser possivelmente efetivo na perda de peso.

Doses únicas podem conter 200 a 800mg de guaraná; a ingestão oral diária não deve exceder 3 gramas de pó de guaraná ou de seu equivalente.

A ação estimulante é atingida, em geral, com 50-100mg ou 150 a 250 mg de cafeína, concentração superior em comparação na contida nos extratos de guaraná nas fontes consultadas.

Revisão Cochrane® de 2012 inferiu que, em indivíduos saudáveis, um tratamento durante 5 dias com uma preparação comercial de guaraná utilizada de acordo com instruções descritas na embalagem, utilizando 350mg de extrato de sementes de guaraná contendo 2,5% (p/p) de cafeína, três vezes ao dia, não forneceu evidências de quaisquer efeitos importantes sobre o bem-estar psicológico (estímulo), ansiedade e humor (Disponível em: http://bit.ly/2ErWU0Q).

Para utilizar com segurança produtos com potencial terapêutico, consulte o profissional farmacêutico.

 

Texto elaborado por Acad. Iago Christofoli

Texto revisado por Farmacêutico Alexandre T. Sartori

Disponível em: https://cimrs.org.br/site/publicacoes-texto.php?id=72

CIMRS.org.br
Saúde Pública

No comments yet. You should be kind and add one!

Leave a Reply

Your email address will not be published.This is a required field!


You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>